A NBA ESTÁ DE VOLTA
- Júlio César Martins
- 18 de out. de 2017
- 2 min de leitura

A temporada 2017/18 da maior liga de basquete da América do Norte começa nesta terça-feira (17). A National Basketball Association (NBA) conta com 29 franquias dos Estados Unidos e uma do Canadá, e é considerada a maior liga de basquete do mundo, onde se encontra o melhor nível de atletas e se paga mais do que em qualquer outro campeonato de basquete. A disputa conta com times divididos nas Conferências Oeste e Leste, onde os melhores classificados participam do playoff, e depois há a final entre os campeões de cada conferência.
Temporada 2016/17
O atual campeão da NBA é o Golden State Warriors. A franquia de Oakland conquistou seu quinto título e igualou o San Antonio Spurs como quarta maior campeã da liga. Comandados pelo armador Stephen Curry e o ala Kevin Durant, os Warriors fecharam a série final por 4x1 contra o Cleveland Cavaliers, do ala Lebron James, um dos maiores jogadores da história do basquete.
Favoritos ao título
Com a manutenção do elenco da temporada passada, com Curry, Durant, Draymond Green e Klay Thompson, o Golden State Warriors desponta novamente como grande candidato ao título. Porém, os times se reforçaram e o campeonato promete ser muito equilibrado. Os principais rivais que podem desbancar a franquia de Oakland são o Cleveland Cavaliers e o Boston Celtics. Derrick Rose, Dwyane Wade e Kevin Love, além de Lebron, são as principais armas de Cleveland para disputar a final mais uma vez. Já os Celtics contam com Kyrie Irving, Gordon Hayward, Marcus Morris e Al Horford. O Houston Rockets apresentou o armador Chris Paul, vindo do Los Angeles Clippers e, junto com James Harden, o “Barba”, prometem bater de frente com os Warriors. San Antonio Spurs com Tony Parker, Kawhi Leonard e Paul Gasol, e o Oklahoma City Thunder com Russell Westbrook, Paul George e Carmelo Anthony são dois times que podem surpreender na temporada.

Brasileiros na NBA
Rolando Ferreira foi o primeiro atleta brasileiro a disputar a liga norte-americana. Em 1988, Rolando foi contratado pelo Portland Trail Blazers e disputou 12 jogos. Em 1991, Pipoka atuou em apenas um jogo. Depois disso, o Brasil teve um jogador na NBA apenas em 2002, quando Nenê foi contratado.
Nas duas últimas temporadas, nove brasileiros atuaram na liga, estabelecendo um recorde para o país. Mas para a temporada atual, apenas cinco jogadores devem entrar em quadra. Nenê tem papel importante no Houston Rockets; Cristiano Felício atuará no Chicago Bulls; Lucas Nogueira e Bruno Caboclo, no Toronto Raptors, e Raulzinho no Utah Jazz. Já Leandrinho, Marcelinho Huertas e Anderson Varejão foram dispensados na temporada passada. Tiago Splitter também viu seu vínculo com o Philadelphia 76ers se encerrar e, enquanto aguarda uma nova proposta, tem feito estágio com treinadores da NBA.

Abertura da liga
Os primeiros jogos serão realizados nesta terça (17), com o Cleveland Cavaliers enfrentando o Boston Celtics, às 22h (horário de Brasília), e o Golden State Warriors visitando o Houston Rockets, às 00h30 (horário de Brasília), com transmissão do SporTV.
Comments