top of page

Bate-rebate

  • Ana Maria Medeiros e Jonnerson Lopes
  • 19 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

O tênis de mesa surgiu no século 19, na Inglaterra, e, no início da sua história, era voltado unicamente para diversão. Criado por James Gibb - que trouxe o tênis das quadras para as mesas – a prática ganhou o nome inicial de ping-pong, que, hoje em dia, é comumente relacionado às práticas mais amadoras ou até mesmo infantis. Duas raquetes – pequenas, quando comparadas com outros esportes que utilizam o instrumento; e uma bolinha, são os principais itens da disputa. Inclusive, a bola do tênis de mesa é considerada a mais veloz entre todos os esportes, demonstrando um surpreendente efeito de rotação.

O esporte chegou no Brasil através de turistas ingleses que praticavam no estado de São Paulo, nas primeiras décadas do século 20. Logo depois, teve início a primeira competição oficial entre equipes, que ocorreu na capital paulista e contou com a vitória do Ideal Clube, em 1927. Na época, o tênis de mesa chegou a ser considerado um dos esportes mais populares do mundo.

Foto de Guilherme Borges

Hoje, o esporte conta com muitos jogadores – sejam profissionais ou amadores. Guilherme Borges, estudante de física da Universidade Católica de Pernambuco, começou a praticar o esporte sem muitas pretensões. “Comecei com 18 anos, sem levar a sério, jogava só para me divertir com os colegas. No início, jogávamos no salão de jogos da universidade”.

Hoje, Guilherme já conta com alguns prêmios, inclusive o primeiro lugar no Campeonato Universitário de 2015, o qual ele recorda com orgulho. “Tive que batalhar muito, lembro que foi difícil de ganhar naquele dia”. O estudante ainda não consegue tirar seu sustento do tênis de mesa, e, mesmo já estagiando como professor, ele não pensa em desistir de competições. “Jogo pela UNICAP e desde de 2013 é a minha paixão, não deixo de lado de jeito nenhum”.

FOTO: GLOBO ESPORTE.

Assim como Guilherme, o respeitado jogador brasileiro Hugo Oyama, também começou a jogar apenas por diversão. Hoje, o atleta já conta com mais de 40 títulos nacionais e mundiais. “Comecei a praticar o tênis de mesa aos 7 anos. Na época, estudava em uma escola japonesa chamada União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo, e nos intervalos das aulas costumava jogar pingue-pongue com meus amigos”.

FOTO: GLOBO ESPORTE.

Os chineses dominam os pódios mundiais no esporte. Só para ter uma ideia, são mais de 50 medalhas para o país em todos os Jogos Olímpicos. A China conta, atualmente, segundo críticos especializados, com a maior promessa do tênis de mesa para as próximas Olimpíadas: Ma Logn, de 28 anos.

No Brasil, as competições são realizadas pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) e, ao redor do mundo, pela ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa).

Algumas técnicas curiosas são colocadas nesse jogo, para quem quer saber mais só dar uma clique no vídeo:

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page