top of page

A locomotiva esportiva que nunca descansa e sempre triunfa: A União Soviética nos Jogos Olímpicos

  • Raissa Carreiro
  • 19 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Cartaz soviético do início do século XX sobre atletismo.

Com o centenário da Revolução Russa em 2017, é quase impossível não destacar o desempenho da União Soviética nas Olimpíadas. Desde a criação até a sua extinção, a URSS sempre se destacou pelo desempenho na competição. Apesar de sua primeira participação ter acontecido apenas em 1952 – 35 anos após sua fundação –, o treinamento físico de seus atletas vem de muitos anos de preparo e organização esportiva. No início, os Jogos Olímpicos eram vistos no país como elitistas e propagadores do capitalismo ocidental, porém a partir dos anos 1930 essa postura mudou drasticamente, quando o país começou a usar os esportes como uma demonstração de poder ao mundo. Para os soviéticos, o esporte não só virou uma alternativa, mas também um meio de conseguir uma boa educação, seja física ou mental, promovendo o ‘ideal olímpico perfeito’. Em 1951 foi criado o Comitê Olímpico Soviético e, no ano seguinte, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas faria sua estreia nos Jogos Olímpicos de Verão de 1952, na cidade de Helsinque, Finlândia. Acompanhe conosco a trajetória do país na competição e veja a seguir seu desempenho.

A locomotiva perde a força

Apesar de já extinta, o feito da União Soviética é grandioso. Desde 1991 até hoje, o país se mantém em segundo lugar do quadro geral de medalhas em Olimpíadas, atrás apenas dos Estados Unidos. Com 1010 medalhas conquistadas em 8 Olimpíadas, a grande potência de outrora ainda é exemplo para muitos países com programas de esportes consolidados, como a própria Rússia.

Apesar de estarem ligadas pela história, a Rússia dos dias atuais não demonstra a mesma vocação esportiva que a URSS apresentava. Na última edição dos Jogos Olímpicos, em 2016, na cidade do Rio de Janeiro, a Rússia se envolveu em um escândalo por conta de doping, que fez com que boa parte de sua delegação não participasse dos jogos. Mesmo sendo uma grande potência esportiva, a Rússia, em números de medalhas e desempenho esportivo, ainda não consegue se equiparar com a força soviética. No ano que vem, de 14 de junho a 15 de julho, será realizada a Copa do Mundo no país e a grande preocupação dos russos é conseguir alcançar o padrão soviético de esporte, que há anos não se vê.

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page