top of page

O futebol - ainda - americano

  • Yasmin Nascimento
  • 19 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Jackson (Denver) recupera fumble de Newton na zona final, Super Bowl 2016 (Foto: David J. Phillip/AP)

End zone, touchdown e field goal são termos desconhecidos para a grande parte dos brasileiros. Afinal de contas, a National Football League (NFL) - principal disputa de futebol americano do mundo - não costuma ser discutida em padarias, filas de bancos ou elevadores. No entanto, o esporte ganha popularidade no Brasil a cada nova temporada, seja com praticantes ou telespectadores.

Para se ter uma ideia, a audiência que a ESPN – detentora dos direitos de transmissão no Brasil - obteve ao transmitir a final da liga, conhecida como Super Bowl, em 2016, foi recorde. O evento contou com 62% dos televisores ligados, apontando um crescimento de 800% entre os anos de 2013 e 2016, segundo dados do Ibope. O engajamento dos fãs nas redes sociais também é destaque. No Twitter, por exemplo, a cada transmissão, hashtags envolvendo a partida ficam entre os assuntos mais comentados do momento.

Para a estudante Sarah Caroline, torcedora do Denver Broncos - time do Colorado, que disputa a NFL pela divisão oeste - os grandes eventos que ocorrem nas finais da competição têm extrema relevância. “Acredito que o interesse do grande público se dá com as grandes atrações que se apresentam no show do intervalo, despertando assim, a atenção dos telespectadores. Comecei a acompanhar a NFL por causa do Super Bowl de 2014, que tinha como atração principal o Bruno Mars, e desde então eu acompanho todos os jogos da liga”, garante a jovem.

Sérgio Filho, atleta do Recife Mariners (time de futebol americano do Recife), concorda com Sarah. “Esse esporte cresceu muito com as transmissões dos grandes shows das finais, dando, assim, um incentivo até para quem é atleta em outro país”. Já quando o assunto é o futebol americano no cenário pernambucano, o jogador critica a ausência de investimento na área. “Falta incentivo do Ministério dos Esportes e das emissoras da TV brasileira para que o esporte se torne mais popular aqui, principalmente em Pernambuco, já que temos cinco times que participam de campeonatos. Isso acarreta até na falta de patrocínio”, desabafa.

Sérgio fez o teste para o Recife Mariners a convite de seu vizinho (Reprodução: Instagram)

Após a última partida da Superliga Nacional de Futebol Americano de 2016, alguns números foram divulgados. No total, 64.281 pessoas estiveram em pelo menos um jogo da disputa. A competição tem uma média de público de 656 pessoas por partida, ficando relativamente próxima da média das ligas de basquete e de vôlei. Os dados foram disponibilizados pelo blog Touchdown, do Jornal do Commércio.

Números informados pelas ligas oficiais

O Nordeste foi a região que mais levou torcedores ao estádio, com 22.421 pessoas. Logo em seguida vem a região Centro-Oeste, com a marca de 20.247 espectadores.

Quer entender um pouco sobre como funciona uma partida de futebol americano? Então assiste esse vídeo produzido pelo canal oficial da NFL no Youtube.

Confira também nossa playlist com todos os artistas que já cantaram nas finais do campeonato estadunidense.

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page