top of page

Cinema e esportes: grandes emoções, grandes espetáculos

  • Raissa Carreiro
  • 16 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Emoção, expectativa, desfecho triunfante ou fracasso total. Poderia ser a descrição perfeita para um jogo de futebol ou uma partida de vôlei, mas, na verdade, é sobre cinema. Não apenas um filme, mas várias obras que, nesta reportagem, serão descobertas ou revisitadas por alguns. Histórias que trazem o esporte como tema central da narrativa. Assim como uma final de campeonato, os filmes prendem do início ao fim, e cada minuto é um passo a mais para o desfecho de alguma jornada.

A trajetória do esporte com o cinema não é recente. Muitas películas - documentais ou não, usam o esporte como personagem principal da trama. Desde a época do cinema mudo – entre 1895 e 1936 –, filmes esportivos já existiam e faziam sucesso. Um clássico da época é o Campeão no Boxe (The Champion), de 1915, estrelado pela lenda da sétima arte, Charles Chaplin. O filme é um curta-metragem que conta a história de um homem desajeitado que decide tentar a sorte como lutador de boxe ao passar com seu cachorro por um ginásio.

Porém, nem só de comédias vive o cinema esportivo. Em 1938, foi lançado o documentário chamado Olympia, dirigido pela cineasta alemã Leni Riefenstahl. A obra relata os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, na cidade de Berlim, e trata-se de um registro filmado da edição dos Jogos na Alemanha Nazista. Existe uma polêmica ao redor de Olympia, pois o Partido Nazista utilizava do cinema para fazer propaganda de seu poder para sociedade. Apesar de ser um filme controverso, envolvendo política, direitos humanos e esportes, o documentário é um marco cinematográfico, especialmente por filmar uma olimpíada com técnicas inovadoras para a época.

Ao longo dos anos, inúmeros filmes com temática esportiva surgiram, preenchendo as telas com superação, força e garra. Muitas dessas histórias mostram o valor de se praticar uma atividade e de se empenhar ao máximo a fim de obter um resultado positivo, não só para a vida do esportista, mas também para o telespectador. Assim como o esporte promove ensinamentos, como, por exemplo, sempre manter a cabeça erguida apesar dos obstáculos, o cinema atrelado à ele exala uma motivação necessária. Para o professor de história da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Victor Andrade de Melo, cinema e esporte caminham lado a lado e podem ser ótimas ferramentas pedagógicas para a população. “Mais do que compreender que devemos educar pelo esporte para o desenvolvimento de novos valores, é importante também educar pelo esporte para o desenvolvimento de novos olhares, novas sensações”.

E para que nossos leitores tenham novas sensações e novos olhares sobre o cinema esportivo, listamos 15 filmes emblemáticos sobre tema, que são capazes de fazer até o mais apaixonado torcedor de futebol chorar de emoção.

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page