Após 36 anos, Peru volta à Copa
- Flaviana Silveira
- 20 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

(Foto: FPF/Divulgação)
Após 36 anos, o drama acabou e o sonho do torcedor peruano se realizou. Nesta quarta-feira (15), o Peru se classificou para a Copa do Mundo de 2018 depois de vencer a Nova Zelândia por 2 a 0 no Estádio Nacional, em Lima.
Antes da partida começar a emoção já tomava conta dos torcedores. Tinham um bom motivo: o Peru não disputava uma Copa do Mundo desde 1982. A torcida compareceu em peso e alguns se emocionaram com a chegada da bandeira do país, que veio de helicóptero.
A partida de volta da repescagem foi marcada pelo meio Cueva, jogador do São Paulo, responsável pelas assistências dos dois gols e em outras jogadas de ataque da equipe peruana. O primeiro gol veio do atacante Jonathan Farfán, ainda no primeiro tempo. O zagueiro Christian Ramos marcou na segunda etapa. No jogo de ida, no sábado (11), as seleções haviam empatado em 0 a 0.
Paolo Guerrero, a estrela do time, está suspenso por dopping, e não pôde atuar, mas foi um dos personagens do confronto. O camisa 9 esteve presente no uniforme de aquecimento de todos os seus companheiros de equipe, que o homenagearam com uma foto do atleta e os dizeres “Força, Paolo!”.
Logo aos dois minutos, o camisa 17 Advíncula arriscou de fora da área a acertou o travessão. Os torcedores foram ao delírio com o aperitivo do que seria a partida. Após esse lance, a Nova Zelândia se fechou em seu campo e, na metade do primeiro tempo, os neozelandeses chegaram a ter 10 atletas dentro de sua área.
Para furar o bloqueio, o Peru precisou de uma jogada individual e aos 27 minutos do primeiro tempo, o meia Cueva recebeu lançamento pela esquerda, fez uma jogada individual entre três marcadores e rolou para Farfán dentro da área. O camisa 10 dominou e chutou no alto, para abrir o placar. Aos 40 minutos, a Nova Zelândia chegou a assustar em um cabeceio de Reid. Trauco e Farfán quase marcaram novamente para o Peru, mas o goleiro Marinovic fez uma incrível sequência de defesas.
Comments