top of page

O tempo não para

  • Ana Maria Medeiros
  • 18 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Quando as pessoas chegam a uma certa idade é comum que o corpo apresente algumas limitações que as impedem de praticar certos esportes, devido à possibilidade de agravar algum problema físico já existente. Mesmo assim, é fato que exercitar-se é muito importante em qualquer fase da vida, e não trabalha apenas a saúde física como também a saúde mental.

Segundo a personal trainer Poliana Regina, a prática de exercícios físicos luta contra algo muito comum entre os idosos. "A atividade física é muito importante para eles pois ela combate o sedentarismo, que acarreta vários problemas”, afirma.

Deve-se levar em conta a necessidade da atividade física na vida de todas as pessoas, mas sempre levando em consideração a saúde de cada uma delas. Por isso, principalmente na terceira idade, é imprescindível a realização de uma consulta médica antes do início de qualquer treino, para que, com o resultado dos exames em mãos, o instrutor possa indicar a melhor atividade para o aluno. "Se o praticante esportivo for cardíaco, por exemplo, ele deve apresentar um laudo médico para determinada atividade", acrescenta Poliana.

Uma das atividades mais procuradas pelos idosos é o pilates. A prática envolve exercícios de alongamento e relaxamento, além de se mostrar bastante eficiente na correção postural. “Com o pilates, o praticante não terá apenas uma boa postura e controle de suas emoções, mas também um bom equilíbrio sobre todas as suas ações”, afirma o professor de educação física Nicholas Francklin.

A advogada Maria do Carmo, de 62 anos, aderiu á prática há três anos e relata a importância da atividade na sua vida. "Melhora minha saúde, me sinto mais disposta para fazer as coisas e faço com maior facilidade”.

Para alguns, com os devidos cuidados tomados, não há idade para iniciar uma atividade física. É o caso da aposentada Ednéia Souza, que, com 66 anos, pratica body pump - uma atividade que inclui carregamento de peso, além de fazer musculação. “É muito importante a prática para minha saúde, pois trabalho os músculos e o peso. Na aula ninguém fica parado”, comenta. Quem também diz não às limitações é a aposentada Sheronima Torres, 52, que, além do pilates, também pratica muay thai, hidroginástica e ainda faz aulas de dança. "Quando pratico exercício libero o estresse do meu corpo e gasto muita energia", conta.

(Foto: Fotos Públicas)

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page