top of page

O atleta e os programas alimentícios

  • Jonnerson Lopes
  • 22 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

FOTO: NUTRIEXERCICIO NET

Tanto para o atleta profissional quanto para o amador, é necessário ter uma alimentação preparada.

Os principais alimentos em uma dieta esportiva são ricos em vitaminas e carboidratos. Porém, essa dieta tem que estar balanceada e feita por um médico que acompanhe e estude quais são as melhores refeições, adequando e ajudando o esportista a se desenvolver melhor nas competições.

FOTO: FOTO PESSOAL DE CAROLLINE GOMES

A nadadora Carolline Gomes mudou o cardápio seguindo orientações nutricionais com o objetivo de melhorar o desenvolvimento nos treinos e principalmente nas competições. ”Antes eu não tinha uma alimentação balanceada como hoje. Essa alimentação ajudou a interferir tanto nos treinos quanto nas disputas”, afirma.

“Quando comecei a mudar o que comia já sentia a diferença em meu corpo. A disposição nem se fala. Me sinto muito melhor do que antes, a minha massa magra foi de 51 para 54 e isso foi sensacional para mim”, completa a atleta de 19 anos, atestando a satisfação com a mudança na dieta.

Nesse processo foi feito um estudo do organismo da nadadora para saber quais alimentos eram mais necessários, ajudando a melhorar o seu desempenho na natação. “Fiz exames e o meu médico me indicou uma dieta baseada em carboidrato, um tipo de carne (vermelha) e na hora do lanche, à tarde, só comer frutas (laranja, maçã...)”. A dieta também acabou trazendo a solução para outro problema: “antigamente eu não tinha tanta força, logo depois da dieta até o meu problema de fadiga melhorou”.

Esse tratamento alimentício é chamado de nutrição desportiva. A principal orientação dessa dieta é beber bastante líquido e ingerir alimentos com aminoácidos e carboidrato, contendo nestes as principais vitaminas (B, C e D). A cafeína também é usada como suplemento composto. Há anos que ela vem sendo utilizada por atletas como uma forma de ficar ativo e melhorar a resistência.

FOTO: FOTO PESSOAL DE SERGIO MIRANDA

O remador Sérgio Miranda, de 54 anos, também tem uma alimentação reforçada. “Minha alimentação está estruturada em raízes como batata, inhame, e muitas verduras e frutas. Na hora do almoço não deixo faltar o feijão e o arroz”, conta.

Para ele, os atletas têm que cuidar da própria alimentação. “O segredo de uma boa competição é a alimentação e uma boa noite de sono”. Ele evita comer algumas coisas como milho e massas, além de carboidratos e frituras.

FOTO: JORNAL DA FOLHA PE

Para a nutricionista Fabiana França, a junção de uma refeição adequada e exercício físico é fundamental para a saúde. “O açaí é forte para uma alimentação de um atleta, por exemplo. Ele é rico nas vitaminas C, B1 e B2”. Mas uma dica importante da nutricionista é tomar cuidado dos ingredientes que vêm acompanhado o açaí. “Essa fruta é boa para o organismo, porém tem que tomar cuidado com o que vem junto, principalmente se for o leite condensado, que é sempre bom evitar”, alerta.

A junção da comida do esportista com seu treinamento é a porta de entrada para um corpo apto aos desafios do esporte.

コメント


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page