"É uma partida de futebol!": quando a música e o futebol se encontram
- Raissa Carreiro
- 28 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

Foto: Pexels
No Brasil, a música e o futebol andam lado a lado. Seja no campo de futebol, seja nas arquibancadas, ou em uma conversa acalorada entre amigos. Afinal de contas, “o Brasil está vazio na tarde de domingo, né?” e “quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”. Segundo Gilberto Freyre, o futebol brasileiro “é uma forma de dança, em que a pessoa humana se destaca e brilha” e, geralmente, ao dançar, é preciso de uma trilha sonora. A paixão do brasileiro pelo esporte fica ainda mais evidente quando grandes compositores nacionais mostram o amor pelo futebol.
Músicos como Chico Buarque, Jorge Ben Jor e Milton Nascimento já mostraram que o futebol é bem mais que um esporte, é uma arte que provoca emoções. “Fio Maravilha”, música composta pelo carioca Jorge Ben Jor, é uma ode ao jogador João Batista Sales, notório jogador do Flamengo nos anos 1970. Outra declaração de amor ao futebol é a música “O futebol” de Chico Buarque, que, além de ser um apaixonado pela febre nacional, tem o próprio time de futebol amador, o Politheama.
Para o músico Celso Branco no artigo “Os papéis sociais do futebol brasileiro revelados pela Música Popular”, a aproximação do esporte e da música muitas vezes acontece de forma sentimental e bem-humorada, e que muitas vezes, para compreender a paixão do brasileiro pelo esporte, se busca nas músicas – especialmente as compostas por artistas populares – os sentimentos mais fiéis dos apaixonados pelo esporte, que transcendem as barreiras do tempo.
Para mostrar a paixão do brasileiro pelo futebol, listamos 12 músicas de compositores nacionais que clamam e torcem pelos seus times na melodia certa:
Comentarios