top of page

Conheça o Bolsa Atleta, programa do Governo Federal

  • Lorenna Vargas
  • 30 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

divulgação

De quatro em quatro anos, com a chegada das Olimpíadas, o Brasil abre os olhos para os seus atletas. É a época em que, até quem não gosta, passa a acompanhar, vibrar e torcer pela seleções brasileiras, nas diversas modalidades esportivas, na competição que acontece por aproximadamente um mês. Em 2016, foi a vez – a primeira – do país sediar o evento, que aconteceu no Rio de Janeiro. Com isso, algumas perguntas acabam surgindo. O Brasil tem programas de bolsa esportiva? Como nossos atletas conseguem se sustentar nos treinos?

A resposta para a primeira pergunta é sim. O governo oferece o Bolsa Atleta, o maior programa de patrocínio esportivo direto do mundo. Desde que foi lançado, em 2015, foram mais de 51 mil bolsas distribuídas para cerca de 20 mil atletas. Atualmente, são 6.152 mil esportistas beneficiados - sendo que a lista oficial do ano de 2017 ainda não foi lançada. As bolsas variam entre R$370 e R$15.000, divididas em seis categorias: Base, Estudantil, Nacional, Internacional, Olímpica/Paraolímpica e Pódio.

Como o próprio nome sugere, a Categoria Estudantil é voltada para atletas que estão obrigatoriamente matriculados em instituições de ensino particulares ou públicas. Eles não precisam ser profissionais, diferente das demais categorias; é um incentivo do governo àqueles que praticam o esporte por hobby ou que ainda vão se profissionalizar, e foram destaque nos Jogos Estudantis Nacionais do ano anterior.

Tendo que ter obtido até terceira colocação nas provas de modalidades individuais ou ser selecionado entre os atletas destaques das modalidades coletivas, apenas os alunos “de ouro” têm essa oportunidade. É obrigação de quem a conquista, também, continuar treinando no ano seguinte. O terceiro e último critério para a inscrição nessa categoria é que o esportista tenha idade mínima de 14 anos e máxima de 20 anos.

Em 2016, e até o presente momento, 401 estudantes estão recebendo esse benefício, e apenas seis deles são de esportes não olímpicos. Desses, vinte e dois são pernambucanos; divididos em Judô, Atletismo, Tênis de Mesa, Natação e Handebol. A lista oficial de 2017, com novos nomes, está prevista para ser divulgada em dezembro. Mas, para quem se inscreveu, já é possível acessar o site do Ministério do Esporte (www.esporte.gov.br) e conferir se foi um dos escolhidos. Também é possível entrar com recursos para revisão do pedido, caso este tenha sido negado.

fonte: ministerio do esporte / bolsa atleta

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page